Football Basics 2 – Pareamento de confrontos na Liga

Olá amigos, a Football Basics está de volta e nesse segundo capítulo vamos continuar falando a respeito da NFL. Dessa vez o tema abordado é o pareamento na temporada regular. Vamos nessa!

 

Recapitulando

Como abordado no tópico anterior, a liga hoje está estruturada com 32 franquias que estão espalhadas por todo país. Fazer um calendário que funcione em uma liga desse tamanho e com atletas de alto rendimento é um desafio grande.

 

Explicando o número de partidas

Falamos também no Podcast de Draft, que cada franquia (time) tem um rooster (elenco) fixo, com jogadores que estão habilitados a jogar as partidas da temporada regular, os playoffs e o Super Bowl. Todo time chega a ter no mínimo 2 jogadores para uma determinada posição porém, mesmo assim, devido ao Futebol Americano ser um esporte com muito contato físico, mesmo com todas as proteções existentes e regras que tem buscado uma maior segurança nas jogadas, as lesões inevitavelmente acontecem e são imprevisíveis. Hoje o time pode ter um elenco completo, amanhã, após um jogo, mesmo de pré temporada, pode estar desfalcado de uma das estrelas principais do seu time.

Dei toda essa volta para explicar que não é virtualmente possível que haja um campeonato com pontos corridos na NFL. Mesmo que fosse de apenas um turno, seria praticamente certo que a maioria dos times estaria com menos de metade de sua capacidade original no fim do campeonato. Então, imaginar uma liga como acontece em nosso "soccer", com turno e returno não é possível.

Assim, liga é estruturada atualmente para que cada time jogue 4 partidas na pré-temporada regular e 16 partidas na temporada regular tendo uma semana de folga (que começam sempre após a 3ª semana do campeonato e que normalmente são decididas por sorteio todo ano). Nos playoffs o time pode jogar 2 ou 3 vezes e, enfim, se passar por tudo isso, joga o Super Bowl. Dessa forma, um time pode jogar até 19 vezes contando temporada regular e playoffs e se contarmos a pré temporada serão 23 vezes no máximo até se tornar campeão.

 

Sobre os grupos

Como dito na coluna anterior os times estão alinhados em duas conferências com 16 times, e posteriormente são alinhados nas divisões de acordo com a sua posição geográfica (leste, norte, sul e oeste).

Mas como são 16 partidas por ano na temporada regular, como fazer esses times se enfrentarem sem que fique repetitivo e desequilibrado? A liga tem uma estratégia para isso. O calendário é cíclico e assim, após um determinado período de 4 anos, todas as equipes terão jogado entre si.

Pegamos como exemplo a divisão AFC Leste da NFL. Consideremos que o esquema de jogos citado acima começou agora. Partindo disso teremos:

Confrontos AFC Leste contra outras divisões da AFC:

Ano 1 - Divisão Norte

Ano 2 - Divisão Sul

Ano 3 - Divisão Oeste

Ano 4 - Divisão Norte

E assim por diante. Dessa forma, vemos que os times da divisão AFC Leste jogam contra todos adversários da AFC a cada 3 anos.

Confrontos AFC Leste contra outras divisões da NFC:

Ano 1 - Divisão Leste

Ano 2 - Divisão Norte

Ano 3 - Divisão Sul

Ano 4 - Divisão Oeste

E assim por diante. Dessa forma, vemos que os times da divisão AFC Leste jogam contra todos adversários da NFC a cada 4 anos.

Além disso, para valorizar a rivalidade e os confrontos dentro da divisão, cada time joga 2 vezes contra seus adversários dentro da divisão da qual faz parte. Finalmente, cada time também enfrenta adversários de outras divisões, da mesma conferência, que terminaram em colocações similares a sua e que não jogam pelo confronto de divisões nesse ano (são 2 partidas nessa situação para cada time). Por exemplo, se um time da AFC Leste foi o primeiro da sua divisão no ano passado, no seguinte, ele enfrenta os outros primeiros colocados da mesma conferência.

Tendo isso em mente, partamos então para como são definidas as partidas que cada time joga durante o ano.

 

A tabela

Continuaremos usando como exemplo a AFC Leste. Vamos pegar um time dessa divisão como exemplo, escolheremos o New England Patriots. Vamos supor que ele terminou o ano anterior na primeira colocação e seguiremos o esquema de confrontos que foi exposto acima.

Assim o New England Patriots nesse ano jogaria:

- 6 Partidas dentro da sua divisão (AFC Leste) no esquema turno e returno (dentro e fora de casa)

- 4 Partidas contra times da divisão Norte da AFC (aqui, necessariamente o time enfrenta um primeiro colocado no ano anterior)

- 4 Partidas contra os 4 times da divisão Leste da NFC

- 2 Partidas contra adversários de outras divisões da AFC que terminaram na mesma posição que a sua (e que não jogarão pelo confronto de divisões)

Isso totaliza as 16 partidas da temporada regular. Junto com a semana de folga, que pode acontecer entre a 4ª e a 12ª semana, temos o calendário das 17 semanas de cada time.

Com esses confrontos definidos, a liga, em conjunto com as emissoras de TV, que tem o direito de veiculação do campeonato, fazem sorteios e escolhem os confrontos das noites de Quinta-Feira, Domingo e Segunda-Feira.

Bom, é isso por enquanto. Tendo dúvidas ou comentários, faça-os e eu os responderei o mais breve possível. Na próxima coluna falamos dos playoffs e do Super Bowl!

Um abraço a todos e até mais!