Football Basics 1 – Abertura

Olá amigos. estou aqui para começar uma série que explica o esporte futebol americano. O Assunto será abordado no podcast De Porque para PQP e espero poder, nesta coluna que se abre hoje, falar um pouco e elucidar dúvidas para iniciantes que estejam a fim de conhecer o esporte. Tentarei fazer isso de forma simples e didática.

O que é futebol americano?

Originado do Rugby, o futebol americano era inicialmente a variação desse esporte, levado para os Estados Unidos na segunda metade do século XIX. Universidades como Yale, Harvard, Mackenzie, entre outras, tiveram uma grande importância no lançamento das bases do esporte. Personalidades como John Heisman, Amos Alonzo Stagg, Pop Warner, Fielding H. Yost e George Halas, e Walter Camp, considerado o pai do esporte, foram outros disseminadores desse esporte que, graças ao formato e a mesmo a forma como foi criado e disseminado se tornou o esporte mais popular do país, com times que, mesmo não sendo profissionais, possuem organização profissional.

O que diferencia o Football do Rugby são regras, formato do campo, equipamentos, entre outras características. Veja nesse artigo as diferenças principais entre esses esportes.

O que é a NFL?

A NFL (National Football League) é a principal liga profissional de Football dos Estados Unidos e porque não, mundial. Fundada em 20 de agosto de 1920. Fundada como a American Professional Football Association, ela adotou o nome atualmente utilizado no ano de 1922.

Como um esporte praticado há mais de 100 anos e com tantos personagens e figuras ilustres para cobrir, além de fontes tão bem estruturadas e um enorme material tanto escrito, quanto audiovisual para os interessados, é um pouco inútil de minha parte tentar contar a história do esporte aqui, seria até uma falta de educação e da minha parte. Assim, passaremos para como a liga está organizada hoje, o que nos dará mais familiaridade com o esporte atualmente. Além disso, abordaremos pouco os aspectos históricos do esporte e falaremos mais a respeito do andamento da liga atualmente. Voltaremos com textos esporádicos organizados em uma coluna própria abordando aspectos históricos depois.

Como está organizada a NFL atualmente?

A NFL conta hoje com 32 franquias (times), espalhados pelos EUA. Estes times disputam uma liga anual cuja temporada tem início no mês de setembro e tem o seu encerramento no mês de fevereiro, com a realização da grande final, o Super Bowl. Estes 32 times estão organizados em duas conferências sendo 16 times na conferência nacional, e mais 16 na conferência americana. As conferências por sua vez estão organizadas em 4 divisões, norte, sul, leste e oeste.

Assim, então estão dispostos os 32 times nas 2 conferências:

Conferência Americana

Norte – Baltimore Ravens, Pittsburgh Steelers, Cleveland Browns, Cincinnati Bengals

Sul – Indianápolis Colts, Jacksonville Jaguars, Houston Texans, Tennessee Titans

Leste – Miami Dolphins, New England Patriots, Buffalo Bills, New Jork Jets

Oeste – Kansas City Chiefs, Denver Broncos, San Diego Chargers, Oakland Raiders

 

Conferência Nacional

Norte – Chicago Bears, Minnesota Vikings, Green Bay Packers, Detroit Lions

Sul – Tampa Bay Buccaneers, New Orleans Saints, Carolina Panthers, Atlanta Falcons

Leste – New York Giants, Washington Redskins, Philadephia Eagles, Dallas Cowboys

Oeste – San Francisco 49ers, Seattle Seahawks, Arizona Cardinals, St. Louis Rams

 

Na próxima coluna falaremos sobre o pareamento dos confrontos anualmente, sobre playoffs e o jogo mais esperado do ano, o afamado Super Bowl. Até lá!