45 - Porque Depressão não é Mimimi.

Quem fica feliz todo dia, o dia todo, constrói uma vida que não tem nada a ver com a realidade. A realidade nos decepciona a cada dia, porque é assim que tem de ser. A tristeza, quando justificada é natural, mas quando ela se prolonga sem uma causa e começa a atrapalhar a nossa vida no dia-a-dia, precisamos parar e nos perguntar: será que isso não seria depressão?

A tristeza é um problema quando ela não tem motivo aparente e não nos deixa viver. Ela pode ser depressão, e a depressão NÃO é somente um “drama” ou um “mimimi”. Médicos, psiquiatras e psicanalistas podem descordar se é ou não uma doença e qual a melhor terminologia, mas o fato é que todos concordam que ela é, sim, algo a se preocupar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 350 milhões de pessoas no mundo possuem depressão.

No programa de hoje, falamos com um especialista que nos ensinou que “Toda mudança é um Luto.” E que “O mundo contemporâneo nos obriga a ficar felizes E também incentiva a depressão”. Desvendamos para você os mistérios dessa patologia social e revelamos de uma vez por todas a diferença entre Depressão, Tristeza e Melancolia.

O Ministério da Saúde Adverte: se você tem insônia, alterações no peso, ansiedade, angústia, baixa autoestima, falta de vontade, solidão, culpa em excesso e talvez alguns pensamentos sobre morte, fique conosco e venha para uma Sessão de Terapia no PQPCast!


Professor Doutor Claudio César Montoto:


Assine nosso Feed

Twitter:

FaceBook

Instagram

ello