51 - Por que Bastidores do Jornalismo?

Quando o homem começou a se organizar em sociedade, sentiu a necessidade de passar suas histórias para frente e marcar os acontecimentos. Primeiro, foram histórias contadas de boca a boca, de uma geração para a outra, depois começaram os registros desenhados, com as pinturas rupestres.

Cada sociedade encontrou sua forma de conservar o que era importante, mas foi durante o Império Romano, por volta de 69 a.C., que Júlio Cesar criou a Acta Diurna, a primeira forma reconhecida de jornalismo. Essas grandes placas eram esculpidas com os principais fatos sociais e políticos do império, para informar a população sobre campanhas militares, julgamentos e execuções.

O jornalismo evoluiu muito desde então, e hoje tudo pode ser notícia, mas os profissionais precisam tomar um cuidado extra para criar a pauta, apurar e averiguar os fatos, conversar com as fontes, montar a matéria e, finalmente, editá-la para depois apresentar ao público.

No episódio de hoje, vamos desmistificar os bastidores dessa profissão que não dorme. Que dá plantão no ano novo, natal e aniversário da vó. Que trabalha duro para, no dia seguinte, o furo de reportagem virar notícia velha. Venha conhecer o jornalismo por trás das câmeras e teclados, aqui no PQPCast!


Episódio do The Dudes

Sigam o DudeCast no Twitter: @dudes_dudecast


Assine nosso Feed

Twitter:

FaceBook

Instagram

ello