114 - Por que David Hilbert é matemática além dos números?

Eu tenho uma história pra te contar sobre matemática, mas ela não tem nada a ver com números. Este é um conto sobre amizade. Hermann Minkowski era um daqueles gênios tímidos que entrou na faculdade com 16 anos e não tinha muitos amigos. Outra coisa que não devia ser atraente para amigos era a sua origem: Minkowski nasceu na Russia, mas por causa da perseguição do governo sua família fugiu para a cidade de Königsberg, na Alemanha, quando tinha 8 ano. Durante o colegial ele já mandava bem em matemática e chamou a atenção de muito matemático renomado da época. Já na faculdade, na própria cidade de Konigsberg, não deve ter sido fácil fazer amigos. Até alguns pais de alunos preferiam que seus filhos não fossem amigos dele, mas um colega de classe sabia de sua sorte quando o viu, mesmo contra a vontade do próprio pai, e ele logo se tornou amigo do tímido e superdotado Hermann Minkowsk.

Hermann e seu colega seriam amigos durante a vida toda. Unidos pela mesma paixão por números e fórmulas os dois jovens passariam os anos de faculdade trocando teoremas e apreciando a beleza da matemática juntos. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e separou o que a universidade uniu. Depois de formados eles tiveram de trabalhar, então Minkowski e seu amigo escolheram a carreira de professores, um em cada canto da Europa. Hermann foi dar aula em Zürich e, entre seus alunos, estava ninguém menos do que Albert Einstein. Para você ter uma ideia da genialidade de Minkowski, depois da publicação dos primeiros artigos de Einstein sobre relatividade, ele foi o primeiro a perceber que a teoria fazia mais sentido se tempo e o espaço fossem vistos como uma coisa só. Hermann Minkowski criou a noção de espaço-tempo contínuo que até Einstein não tinha sacado antes e, anos mais tarde, o aluno usaria essa ideia para fazer a sua teoria da relatividade geral. Minkowski era incrível, mas sentia falta de seu amigo da faculdade e eles ainda se comunicavam por cartas... e esse amigo arquitetava uma surpresa que Hermann nunca iria esquecer.

Um dia, 15 anos depois das vidas seguirem por caminhos diferentes, Minkowsk recebeu uma carta com uma oferta para ser professor na universidade de Göttingen, a mesma que seu grande amigo era professor. A vaga foi aberta por esse amigo especialmente para Minkowski e finalmente, depois de tanto tempo, os dois amigos se juntaram. Mais uma vez eles puderam dividir teoremas e a beleza da matemática que os tornou amigos para o resto de suas vidas... porque Minkowski morreu cedo, aos com 44 ano em 1909, por causa de uma apendicite anos após se mudar para a universidade. Em homenagem a Hermann seu querido amigo escreveu um obituário que é uma prova de amizade, e ele é mais ou menos assim:

"Desde os meus anos como estudante, Minkowski foi meu melhor e mais confiável amigo. Ele me apoiou com toda profundidade e lealdade tão características dele. Nossa ciência (a matemática), que nós amamos acima de qualquer outra coisa, nos aproximou; para nós, ela parecia um jardim cheio de flores. Nela, nos divertíamos procurando por caminhos escondidos e descobrimos muitas perspectivas novas que atraiu nosso senso de beleza, e quando um mostrava isso para o outro nos maravilhávamos juntos, nossa felicidade estava completa. Ele foi pra mim um presente raro vindo do céu e eu devo agradecer por ter esse presente por tanto tempo. Agora, a sua morte o rasgou de nossas vidas de repente. Entretanto, o que a morte não pode tomar é a sua imagem nobre em nossos corações e o conhecimento de que seu espírito continua vivo em nós."

Esse grande amigo era David Hilbert, simplesmente o maior e mais importante matemático do século XX. E, nesse episódio, vamos entender como ele mudou a cara da matemática para sempre. Hoje, vamos te contar um pouco da sua história, seu conhecido Programa de Hilbert e, por quê não, vamos falar também sobre o seu maior erro... então prepare sua mente e abra a cabeça para as maravilhas por trás da matemática no PQPCast!


Convidados


Links


Assine nosso Feed

Twitter

[FaceBook]

[Instagram]

[ello]