112 - Por que o Makoto Shinkai é o novo Studio Ghibli?

Hayao Miyazaki é o maior nome do anime Japonês e para quem não lembra, é aquele diretor, roteirista e animador do "A viagem de Chihiro" (Spirited Away - 千と千尋の神隠し). Por décadas, ele representou os animes pelo mundo à fora através das fantasias e aventuras de um imaginário pós-guerra japonês. Aclamado tanto nacionalmente quanto internacionalmente, as suas histórias vão ficar conosco, para sempre. Na verdade, quem não vai ficar é o próprio Miyazaki, que já anunciou sua aposentadoria seis vezes até hoje... e nenhuma delas vingou. Mas esse japonês já tem mais de 70 anos e, mais dia, menos dia, vai parar de fazer animes. A pergunta que fica é: será que ele já pode parar?

Poster do novo filme de Makoto Shinkai "Your Name" (君の名は), do CoMix Wave Films.

Poster do novo filme de Makoto Shinkai "Your Name" (君の名は), do CoMix Wave Films.

Pode sim. É claro que vamos sentir sua falta se isso acontecer, mas há uma galera mais nova que aprendeu muito com o Mestre e já está pronta para carregar a bandeira do anime japonês pelo mundo. Uma dessas pessoas é o Makoto Shinkai, que recentemente lançou na Netflix alguns animes como "O Jardim das Palavras" (Garden of Words - 言葉の庭), "5 Centímetros por Segundo" (5 Centimeters Per Second - 秒速5センチメートル) e "Vozes de uma Estrela Distante" (Voices of a Distant Star - 星を追う子ども) e também estreou nos cinemas em agosto o longa-metragem "Seu Nome" (Your Name - 君の名は). Makoto tem pouco mais de 40 anos e diz que sua animação favorita é o "O Castelo no Céu" (Castle in the Sky), do próprio Miyazaki, mas quando foi comparado ao Mestre fica encabulado e fala que é exagero.

Suas animações são lindas mesclando técnicas tradicionais, fotografia e computação gráfica que, em poucos frames já é possível se admirar como essa nova geração de diretores está se expressando nas telas. Um personagem recorrente nas obras do Makoto é a própria cidade. Ele faz questão de retratar ruas, estações de trem, parques e bancos de praça exatamente como eles são no dia de hoje. Esse hiper-realismo narrativo é, na verdade, um convite à la Cavalo de Troia, pois esse convite para uma viagem tão parecida com o mundo real esconde uma linda fantasia que é um tapa na cara. A mensagem que fica é para ser feliz no presente, aqui e agora.

No episódio de hoje vamos contar como o estúdio do Makoto Shinkai, o CoMix Wave Films, é o sucessor natural do Studio Ghibli e vem surpreendendo com animações que tocam o coração com metáforas complexas e sutilezas. Então prepare-se para uma viagem no tempo para chegar até o presente, pegue seu guarda-chuva, caderno de desenhos e olhe para as estrelas, porque lá você vai se encantar com o PQPCast!


Links


Assine nosso Feed

Twitter

[FaceBook]

[Instagram]

[ello]