Qual o Seu Nome de Drag Queen?

image.jpg

 

Para a pauta de um dos episódios do PQPCast eu decidi que eu criaria o meu nome de Drag Queen. Isso, nem a Thata nem o Júlio me pediram, eu decidi que seria uma boa ideia por mim mesmo.

Será que meus anos de video game, baladas góticas e amizades corriqueiras me ajudariam nessa? Eu sou heterossexual, assisti 'Priscilla, a Rainha do Deserto' apenas uma vez e tudo o que sei sobre Drag Queens foi vendo o reality show Acadêmica de Drags. Estou pronto para o desafio? De forma alguma! Mas com toda a minha adolescência criando nomes para personagens de RPG, criar um pseudônimo para o meu EU vestido como uma mulher não pode ser tão difícil.

Como criar seu nome de Drag?

Na busca pelo meu nome minha primeira ideia foi a de procurar por geradores de nomes automáticos. Como a gente disse no episódio sobre inteligência artificial 'existem até computadores  psicólogos,' por que eles não conseguiram me dar um nome de Drag? Fui ao Google. Mas depois de nomes como Marie Intervention, Monica opal, Hedda Alface e Tique Buceta achei que devia considerar melhor essa escolha.

Fui ao site wikihow e ignorei os materiais necessários: Amigas, Dinheiro e Maquiagem. Eu preciso de um nome, e pra isso preciso da minha criatividade. Meu nome deve servir como um procurador com licença jurídica da minha imagem. Quando eu não estiver lá pra mostrar ao mundo o que sou, ele deve bater no ouvido das pessoas e trazer à elas a minha imagem e a de mais ninguém. A primeira coisa a decidir era: Meu nome seria de uma Drag mashup de divas e celebridades ou seria de uma Drag única? 

Com a minha falta de experiência no assunto decidi me inspirar em divas e celebridades. Mas quem seria minha diva inspiradora, Madona, Lady Gaga ou Valesca Popozuda?  Dante, um poeta do século 16, teve como inspiração para percorrer o inférno e o purgatório sua própria musa. Mas uma meia dúzia de versos retrógrados da idade média não iriam me convencer. Minha inspiração seria uma Drag Queen.

image.jpg

O movimento  Drag Queen é muitas vezes pego no fogo cruzado entre os que acham Drags revolucionárias de gênero (Gender-Revolutionary) ou conservadoras de gênero (Gender-Conservative). Seriam as Drags rompedoras de paradigmas primariamente desestabilizando as normas de gênero e sexualidade? Ou seriam as Drags escritoras das normas sociais, se aproveitando de esteriótipos e preconceitos para expressar sua feminilidade? Meu nome Drag, qualquer que ele seja, não pode ser pego por essa discussão. Por isso meu nome será inspirado em homens que se vestem como mulheres e não em uma mulher. Qualquer implicação que minha escolha tenha estará na mesma frequência do movimento e serei livre de culpa primária.

A pergunta final é: Quem será a minha platônica Drag-mãe? Quando eu estiver na frente do espelho com a barba por fazer, a cola Pritt em uma mão e o pó na outra quem será minha inspiração? Se olhasse para  RuPaul, Divine ou Candy Darling talvez meu nome fosse DivDarling. Se olhasse para Simplesmente Nenê, Kaká di Polly ou Rita von Hunty talvez meu nome fosse  Simplesmente von Polly. Mas o fato era que nem Tchaka Drag Queen, nem Conchita Wurst e nem Hidra Von Carter odia ser. Eu tinha medo de ser acusado de plágio, e escritor algum poderia suportar isso. 

image.jpg

Para o inferno com qualquer discussão acadêmica sobre o tema. Meu nome Drag Queen é Madame Shiva Zimova, doa a quem doe. Madame pelo bar Madame Satã que tanto frequentei na adolescência; Shiva pelo personagem de vídeo game que tanto joguei na infância e Zimova por que é legal. E porque significa inverno (no feminino) em Tcheco.

Prazer. Qual o seu nome?

Se vc ainda esta em dúvida em como escolher o seu nome da uma olhada na entrevista que fizemos com a Drag Queen Rita von Hunty no PQPCast #26.